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De Lorean: o carro inoxidável, de volta para o futuro NotíciasJohn De Lorean construiu um esportivo inovador que deveria durar muito e logo saiu de produção, mas está voltando. Um carro com carroceria feita em aço inoxidável foi fabricado na Irlanda do Norte, em Dunmurray, a 10 quilômetros do centro da capital Belfast. Lá, de janeiro de 1981 a dezembro de 1982, funcionou a De Lorean Motor Company (DMC), fundada em 1973 em plena crise mundial do petróleo.
Seu fundador John Zachary De Lorean era um bem-sucedido executivo da General Motors, que fez carreira brilhante na Packard no início dos anos 50 e ingressou com apenas 24 anos de idade na GM. Mas De Lorean não estava contente. Ele queria mais, tinha um sonho: ter sua fábrica de automóveis e até ensinar à GM como se faz um carro. Sua ideia brilhante era de um carro esporte com carroceria em aço inoxidável escovado e mecânica eficiente em combustível. O responsável pelo desenho foi o famoso italiano Giorgetto Giugiaro, que havia realizado obras de arte como De Tomaso Mangusta, Maserati Ghibli e Lotus Esprit. A engenharia ficou a cargo de William Collins, ex-colega de John na Pontiac.
O De Lorean marcou por ter estilo próprio e soluções interessantes, mesmo que não inéditas, e construiu uma legião de admiradores. Ironicamente, sua maior divulgação viria anos depois do fim: Era a máquina do tempo na trilogia "De Volta para o Futuro (Back to the Future)", filmes de 1985, 1989 e 1990 que fizeram enorme sucesso. O carro fez a plateia vibrar, estrelados por Michael J. Fox e Christopher Lloyd. Tinha acessórios pouco ortodoxos, incontáveis fios e canos na parte externa e, na traseira, algo como dois propulsores a jato que davam o toque futurista.
Há muita controvérsia sobre o fechamento da fábrica fundada por John de Lorean. Ele fez vários acordos com o governo britânico, prometendo até mesmo reduzir os problemas sociais da Irlanda. Envolvimento com drogas par saldar dívidas, pressão de grandes fábricas e outros fatores, que nunca ficaram claros ou provados, causaram o fim desse automóvel único.
Não para sempre, porém. Direitos sobre a marca e estoques de peças foram adquiridos em 1997 pelo empresário inglês Stephen Wynne, que lançava a De Lorean Motor Company em Humble, Texas (EUA) para montar carros a partir de peças antigas e outras atuais. Processada por John De Lorean, a empresa só em 2016 passou a aceitar encomendas para o renascido DMC-12, atualizado na mecânica - ainda não revelada, mas certamente mais potente que o antigo PRV. O De Lorean, quem diria, parece estar de volta para o futuro.
Fonte: www.bestcars.uol.com.br